terça-feira, 13 de novembro de 2007

Proposta de Utilização da Mídia na Escola

PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA MÍDIA NA ESCOLA

1.OBJETIVO:
* Discutir os principais conceitos que envolvem a mídia
* Investigar a evolução da mídia
* Discutir a utilização da mídia no Brasil
* Elaborar um projeto de utilização da mídia através dos outdoors

2.JUSTIFICATIVA:
A mídia está cada vez mais presente na vida das pessoas na sociedade contemporânea, envolvendo desde as crianças até os adultos em todas as classes sociais. No entanto, a comunidade educativa não apresenta grandes preocupações em relação a mídia subestimando-a em relação a influência que tem hoje na formação do sujeitos.
Educar para as mídias é uma necessidade emergente em nossos tempos e nós, viajantes na Mídia, embarcamos nesta aventura de desvendar esses mistérios e socializá-los, mostrando que tod@s podem e devem ter direito a ler as mídias em sua complexidade.
De inicio, nos propomos a analisar um veículo de propaganda visual que, na cidade de Fortaleza, é bastante utilizado, chegando até a poluir visualmente nossa cidade, no caso, os outdoors.
Estamos em meados de novembro de 2007 e as propagandas de divulgação das escolas se espalham por todos os campos visuais possíveis, principalmente em zonas estratégias de grande circulação de pessoas e, dependendo desse público, podemos encontrar certas propagandas e outras não.
A propaganda visual pode se manifestar de diversas maneiras, desde um simples “mosquitinho” que tentam nos entregar a cada esquina (você pode também não aceitar) até os gigantes outdoors.
Os outdoors selecionados estão no percurso que compreende um grande centro comercial a uma universidade particular, trajeto de grande circulação de pessoas em veículos automotores.


3.METODOLOGIA:
* Realizar debates a partir de temas que envolvem os principais conceitos sobre mídias;
* Pesquisar a evolução da mídia;
* Analisar os “Outdoor” utilizados pelas escolas para propaganda de suas proposta.
* Elaborar uma proposta de outdoor para sua escola


Critérios de escolha dos alunos
Quantidade de alunos
Etnia dos alunos
Gênero dos alunos
Demonstração de emoção dos alunos
O que dizem os slogans nas linhas e entrelinhas
Como educar nossos alunos a lerem um outdoor

Nenhum comentário: